Duas pessoas viajando em classe econômica podem pagar tarifas diferentes?
Sim, um poderá pagar uma tarifa promocional e outro uma tarifa integral (ou cheia) e viajarem lado a lado no mesmo vôo. Em geral a variação ocorre na classe econômica, que chega a ter vários níveis de tarifas, como se o avião fosse dividido em cotas. Quanto mais barata a tarifa, maiores as restrições, por exemplo: não poder mudar a data, usar o bilhete dentro de um período preestabelecido, não poder fazer escalas e outras. Quanto maior a antecedência da reserva aérea, mais chances o passageiro terá para conseguir as tarifas mais baratas, mas o passageiro somente terá a garantia do preço da tarifa, quando a mesma for paga, isto é, quando a passagem for emitida, pois elas podem sofrer alteração de preço sem prévio aviso.
Pode-se conseguir descontos em passagens aéreas?
Sim, se viajar em baixa temporada, se viajar durante a semana, se emitir seu bilhete com bastante antecedência e se optar por vôos cujos desembarques ocorrem em aeroportos fora do centro da cidade aumentam as chances de conseguir tarifas mais baratas. Outras opções são os descontos especiais para grupos, estudantes e professores (portando a carteirinha internacional de estudante e/ou de professores).
Outra pessoa pode embarcar em meu lugar?
Não, toda passagem aérea é pessoal e intransferível, não importa a classe ou a tarifa. Esta informação está impressa na contracapa do bilhete. É possível utilizar o bilhete de uma pessoa como parte do pagamento da passagem de outra pessoa. Mas isso poderá incluir multas pela não utilização do bilhete, preços e condições de pagamentos diferentes.
Fonte de pesquisa:Ritur