No aeroporto
Para não perder o vôo, chegue sempre com uma hora de antecedência nas viagens nacionais (salvo quando for solicitado outro horário de antecedência) e duas horas para viagens internacionais.

Faça o check-in (apresentação ao balcão da companhia aérea) assim que chegar ao aeroporto. Desta forma você pode garantir seu lugar no avião, caso haja overbooking – venda de maior número de assentos do que a capacidade do avião –, e despachará as malas, ficando livre desse "peso."

Se você perder o avião, dirija-se ao balcão da companhia aérea, remarque seu bilhete – algumas companhias cobram multa de no show (não embarque) – e aguarde o próximo vôo. Os vôos charters – não regulares – não dão direito à remarcação do bilhete, ou seja, "se perder, perdeu".

Tenha à mão uma fotocópia do bilhete e o telefone da agência onde você o adquiriu, pois em caso de perda ou roubo você pode cancelá-lo no balcão da companhia e apresentar a fotocópia. Peça auxílio ao seu agente de viagem.

Guarde sempre o tíquete de despacho da bagagem, pois é o único comprovante que lhe assegura algum reembolso em caso de perda ou extravio. Se você puder, faça um seguro de bagagem.

Ao chegar ao seu destino, no momento que pegar sua bagagem na esteira do aeroporto, verifique se está do jeito que foi deixada no balcão da companhia aérea. Se houver alguma irregularidade, comunique imediatamente à companhia, para pedir indenização.